os 4 pilares do tratamento
Varizes
os 4 pilares do tratamento
de varizes por dra. rebeca
As varizes dos membros inferiores são veias que se apresentam dilatadas e tortuosas. Por conta disso, essas veias se tornam visíveis e deixam de conduzir o sangue de forma adequada; muitas vezes causando desconforto funcional ou estético.
Trata–se de uma doença que acomete até 40% da população, sendo mais comum nas mulheres.
1. Diagnóstico
A realização de uma consulta acompanhada por exame de ecodoppler venoso é essencial para o diagnóstico completo e para definição de um plano de tratamento efetivo. Na consulta médica serão avaliados seus sintomas, histórico de saúde e histórico familiar, assim como realizado um exame físico detalhado das varizes com uso de realidade aumentada. O exame de ecodoppler vascular realiza o mapeamento venoso das pernas e pode ser realizado em conjunto com a primeira consulta.
2. Tratamentos estéticos
• Laser Transdérmico – ClaCs (Cryolaser + Cryoescleroterapia)
Essa técnica associa o uso de laser com escleroterapia na mesma sessão. Com esse protocolo conseguimos tratar as telangectasias (vasinhos fininhos) e algumas varizes de pequeno calibre, que anteriormente seriam submetidas a microcirurgia. Ela é excelente por reduzir o número de sessões necessárias em comparação com a escleroterapia convencional e não necessitar de repouso ou afastamento das atividades.
• Escleroterapia
Essa é a técnica mais conhecida para o tratamento das telangectasias. Através de injeções com uma agulha muito fina, aplicamos uma substância esclerosante dentro do vaso com o intuito de causar uma reação inflamatória e “secar o vasinho “. Existem diversas substâncias que podem ser injetadas como glicose hipertônica, polidocanol e ethamolin. Essas substâncias podem ser injetadas na sua forma líquida ou em espuma. A escolha do produto adequado depende das características do seu vaso e da experiência do Cirurgião Vascular que vai executar o procedimento.
3. Tratamentos cirúrgicos
• Microcirurgia de varizes
Procedimento minimamente invasivo consiste em microincisões para remoção das varizes, sem a necessidade de pontos e deixando cicatrizes imperceptíveis.
• Endolaser de safenas
Hoje é considerado o tratamento padrão ouro e a primeira escolha para as veias safenas. É uma cirurgia minimamente invasiva, com um curto período de repouso onde o paciente pode retornar rapidamente a suas atividades. Como é feito: através de uma punção, sem cortes, introduzimos uma fibra laser dentro da veia safena, fibra essa que vai “cauterizar” a safena por dentro.
• ATTA (Ablação Térmica Totalmente Assistida)
Essa técnica utiliza o laser endovenoso para tratar não somente as safenas, mas também os trajetos varicosos e veias perfurantes. Sendo possível com ela, uma cirurgia completamente sem cortes, com redução de hematomas e com uma recuperação ainda mais rápida.
• Cirurgia Convencional
Técnica utilizada há mais de 100 anos para o tratamento de varizes.
É realizado um corte na virilha e na região do joelho ou perna para remoção
da veia safena. Apesar de ser mais invasiva, apresenta bons resultados a longo prazo (comparável a técnica de laser endovenoso).
4. Acompanhamento
Manter o acompanhamento após o tratamento é essencial para que o paciente não regrida no seu quadro. O nosso sistema circulatório e o nosso corpo estão em constante mudança com o passar dos anos, por isso que consultas regulares e procedimentos de manutenção são necessários. O cuidado com a saúde vascular vai além da estética das pernas, é vital para manter uma boa qualidade de vida.
Ficou com dúvida?
Agende sua consulta.
Clínica Affabile
51 3392 0161
Clínica VSP
51 99178 4678